terça-feira, 6 de abril de 2010

Encenação 2010_ DESCASO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO VICENTE

Conforme informação da Secretaria da Fazenda de São Vicente na pessoa do Sr. Maurício (funcionário do setor), não há previsão de pagamento para os profissionais da arte que participaram desde novembro de 2009 na preparação da ENCENAÇÃO DA VILA DE SÃO VICENTE 2010 até o dia da última apresentação que aconteceu em 24 de Janeiro/10.

Pela primeira vez a CIA ARUEIRAS DO BRASIL, sediada na cidade de São Vicente e que vem a 19 anos trabalhando profissionalmente em vários Estados do Brasil, recebeu do Secretário da Cultura Sr. Renato Caruso convite para participar com seus integrantes como assistentes de direção do Maior Espetáculo em Areia de Praia do Mundo.

O saldo do trabalho foi altamente positivo pela inovação, ousadia do Diretor Roberto Marchese e pelo diferencial da contratação de profissionais da arte para assumir junto ao diretor a responsabilidade de tornar o trabalho grandioso fundindo a linguagem do cinema e do teatro...o espetáculo ganhou uma nova cara.
Com público record em todos os dias das apresentações inclusive debaixo de muita chuva o espetáculo de 2010 foi considerado estar entre os melhores de todas as edições.
Todos os envolvidos trabalharam com muita seriedade e profissionalismo para que o melhor fosse apresentado tanto para o povo Vicentino como para os turistas de todo o mundo que acompanham o calendário do evento.
Infelizmente a mesma seriedade e compromisso não partiram dos órgãos públicos da Prefeitura Municipal de São Vicente com referência ao cumprimento da parte em que lhe cabe: o pagamento pelos serviços prestados.
Sabemos que em qualquer órgão público o prazo para pagamento é de até 40 dias contados a partir da execução do trabalho, mas a Prefeitura de São Vicente parece não conhecer esta informação ou simplesmente a ignora.
Nós integrantes da Cia. Arueiras do Brasil lamentamos pelo DESCASO da PRIMEIRA CIDADE e nos sentimos de mãos atadas e impossibilitados de reivindicar nossos direitos uma vez que nenhuma das secretarias atende aos nossos telefonemas.

Não queremos desmoralizar a cidade, mas também não queremos que nos tratem (a todos os envolvidos neste trabalho) como amadores.

___

19 comentários:

  1. Foda isso, é sempre assim, não dão valor p/ o trabalho do artista!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, todo ano é essa mesma história, eles maltratam os profissionais, não dão retorno, não agendam pagamento até cortarem relações com o grupo de trabalho, aí, no final do ano, contratam outro grupo, outro diretor etc que pegam a empreitada, dão o sangue...e começa a mesma novela de novo. Força na perucaí.

    ResponderExcluir
  3. A cia Primatas Di humor foi na encenação de 2009 - para divulgar o trabalho da propria "Cia" e tambem divulgar o maior espetaculo em areia da praia do mundo.O sistema era de entrevistas engraçadas com os profissionais envolvidos, videos esses disponivel em nosso site www.ciaprimatas.com ( 8000 acessos mes ) e no nosso canal no youtube com mais de 210.000 acessos no total. Fomos desrespeitados e tratados mal TODOS os dias da encenação. Nós tambem somos de São Vicente. Fato esse que fez que não TIVESSEMOS a menor vontade de estar lá em 2010. Uma ultima pergunta....SERA que os Artistas GLOBAIS tambem não receberam seus caches ASTRONOMICOS ? Claro que receberam....alem é claro de TODAS AS REGALIAS que os BABAS OVOS LOCAIS lhes proporcionaram, Pq ate "FARRAS" ficamos sabendo que rolou.....
    ABRAÇOS
    Renato Primata
    Cia Primatas Di Humor

    ResponderExcluir
  4. Precisamos nos unir, nos organizar e nos fazer respeitar.

    ResponderExcluir
  5. haauhauhauah garanto que as publiciades contratadas em jornais, televisao e tudo mais para o evento foram pagas direitinho
    meu email e jornalopcoes@hotmail.com
    abcs e boa sorte
    fabinho do jornal opções

    ResponderExcluir
  6. Em breve haverá em Santos e em toda baixada santista uma associação, que vai obrigar que isso seja revisto de forma correta, em breve avisarei como!

    Me escreva para saber detalhes!
    Abraços

    cesarsanchez@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. Todo ano a mesma coisa!
    gente merda!
    Caio Martinez

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente se isso acontece é por que desde o início nós permitimos, são anos de encenação e é sempre a mesma coisa, e depois que recebemos esquecemos de tudo o que passamos. Ai no outro ano estamos todos lá denovo fazendo inscrição, não sabendo de quanto é e nem quando vamos receber, somos maltratados e esquecidos.Se realmente nada for feito de fato também não adianta reclamar né? Parabéns Cia. Arueiras pela iniciativa do movimento, sair do silêncio é uma forma de mostramos que estamos vivos e queremos ser respeitados como profissionais.
    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  9. OLÁ AMIGOS DO ARUEIRA! nós sabemos o quanto ralamos para fazer deste espetáculo a beleza que foi, vamos agora mostrar que somos bons tambem em reivindicar o que é nosso POR DIREITO!!! PROPONHO QUE O MAIOR NÚMERO DE TRABALHADORES compareça ás sessões na Camara municipal para garantir o que é nosso por direito. Lembremos que muito dos nossos vereadores se espaldaram com familias e amigos nos coqueteis e bebidas fartas no camarote. Vamos nos unir e fazer a diferença!

    meire sant ana

    ResponderExcluir
  10. ps. ops!!! quis escrever " se esbaldaram! " perdão!!!!
    meire sant anna

    ResponderExcluir
  11. Olá galera da Cia, também como no caso de vocês aguardamos o recebimento do pagamento prometido aos músicos que tocaram durante a feira que havia paralela a encenação. Ainda nenhum músico que tocou durante os dias da encenação receberam, ligamos para os responsáveis e sempre dão datas que não são cumpridas. Ficamos chateados sim pelo fato que trabalhamos demos o sangue pra promover o projeto e qdo chega a hora deles e NADA!! E se reivindicarmos ainda somos "queimados" a ñ participar de mais nenhum projeto... Como podemos ter orgulho da cultura de nossa região se ñ somos tratados como deveríamos? qq apoio blackangelelite@msn.com

    abraços

    ResponderExcluir
  12. Para que isso tenha fim é preciso que vocês denunciem para o Ministério Público. Mas eu pergunto foi feito algum contrato? Se foi, só entrar com ação judicial cobrando.
    Se ninguém tomar uma atitude prática e legal, em 2011 será outro grupo.
    Sou editora de um jornal e posso publicar a denúncia no espaço do leitor, me mandem o texto assinado.
    Boa sorte
    Carmem Sanches - editora
    Jornal Gazeta do Litoral

    ResponderExcluir
  13. Bem..me parece caso de MASOQUISMO!
    Uma Prefeitura canalha e sem dignidade desse jeito e os grupos ainda insistirem em trabalhar arduamente e se dedicando horas e horas a fio!???
    Os grupos tem de fazer GREVE. Pensem!!! Movam ação e não participem. Ou vão reclamar ano que vem de novo? Acho que eles - Prefeitura- estão rindo todos os anos.
    Gostei de terem tornado público essa FALTA DE VERGONHA NA CARA, pois os "Globais" estão bem pagos.
    GREVE GALERA!!!!

    PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  14. Que pena sinto muito pela falta de respeito ao artista brasileiro...

    ResponderExcluir
  15. infelizmente, nós músicos que tocamos na Encenação, fizemos isso com muito prazer, mas o trato de pagamento a todos os artistas que trabalharam no maior Espetáculo de Areia de praia do mundo, não vem sido valorizado. Se deixássemos de pagar o IPTU, nossa residência seria multada, espero que seja justo pelo menos a parte do pagamento e honrar seus compromissos.

    ResponderExcluir
  16. Amanhã as 10:30 compareçam todos que trabalharam na encenação 2010 e que não receberam os seus pagamentos ou seja todos, na tribuna e procurem a reporter Valéria, não vamos se calar diante dos coronéis que respeitam a comunidade e a classe artistica que fazem por amor a Arte e não pelo dinheiro esse comunicado é pela falt de respeito com todos e sabemos que o dinheiro da encenação já esta nos cofres da prefeitura! Vamos fazer uma manisfestação na prefeitura, ADESAF e SECULT. Merda a todos!

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Com certeza é vergonhoso uma atitude dessas do poder publico...so espero que essas pessoas que estiveram envolvidas nisso tudo e ainda não foram remuneradas, lembrem-se disso em novembro e não voltem a votar nessas pessoas que não tem palavra pra pagar trabalho, imaginem pra gerir o comando de uma prefeitura.

    ResponderExcluir
  19. Gente, há poucos anos atrás o orçamento da encenação não chegava a 1 milhão, e o espetáculo era grandioso com efeitos de luz, som, pirotécnicos, etc.
    Sempre contava com atores de primeira linha e destaque na mídia, envolvia toda a comunidade e grupos de teatro da região.
    Respeitava a todos e, principalmente, emocionava às lágrimas quem tinha a oportunidade de assistir este lindo espetáculo.
    Hoje os gastos chegam até 6 milhões - ISTO MESMO 6 MILHÕES DE REAIS - e a qualidade despencou.
    Terceirizaram para uma ong - NINGUÉM SE LEMBRA DE COBRAR ESTA ENTIDADE PELOS PAGAMENTOS - AFINAL QUAL FOI O TRABALHO DELA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O ESPETÁCULO? O QUE ESTA ENTIDADE LUCROU COM ISTO? -.
    O espetáculo sempre foi realizado pelos integrantes da secretaria da cultura, com o apoio de um diretor e um roteirista contratados - além da equipe de profissionais assistentes, coreógrafos, maquiadores, etc. -, porque "contratar" uma entidade que nem especializada na área cultural é?
    Muitas coisas deveriam ser esclarecidas pelo secretário, pela entidade e pela prefeitura municipal, isto é assunto para o Ministério Público, muita coisa viria a tona (coisas que as pessoas nem imaginam).
    Posso dizer tudo isto porque estive lá e acompanhei desde o início a evolução do espetáculo, quando ainda era na "cordinha" e com um simples palanque na praia, até a super produção em que se transformou a encenação.

    ResponderExcluir