segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Jogos Teatrais e Montagens para Empresas

Jogos Teatrais para Empresa


Sinopse:

O Jogo Teatral
Programa cujo enfoque é o aprimoramento das relações inter e intrapessoais contribuindo para a melhoria do clima organizacional.

Por que o jogo Teatral?
Os Jogos Teatrais, disciplina derivada dos estudos para o teatro, tem se mostrado especialmente eficaz no desenvolvimento de habilidades humanas, proporcionando aos aprendizes a possibilidade de desenvolver a criatividade, a concentração, a liderança, competição versus cooperação, o autocontrole e a atenção, trabalhando ao mesmo tempo a timidez e a inversão de papéis, entre outras habilidades.

O jogo teatral é jogo porque é lúdico e é teatral porque trabalha com os conflitos existentes. RODRIGUES, apud (YOZO 1996), afirma que, um jogo é dramático porque o prazer, a diversão, se origina fundamentalmente da representação, ainda que possa envolver competição, acaso ou habilidade, o foco do prazer do jogo teatral não esta em competir, ter sorte ou acertar. O jogo teatral como qualquer jogo, tem o objetivo de brincar, expandir, relaxar e obter prazer.

Sua aplicação utilizando o lúdico, o prazer obtido pelo desafio dos jogos, auxilia também, na diminuição do nível de stress. Para minimizar problemas no ambiente interno, queda de produtividade, conflitos interpessoais, as organizações estão se tornando mais flexíveis adotando estratégias que façam com que haja engajamento e participação dos trabalhadores nos processos de produção possibilitando a valorização do seu potencial. Atualmente o ritmo organizacional tem provocado nos trabalhadores distúrbios comportamentais onde um dos principais vilões é o stress.
O homem está, novamente, em busca de suas origens; a grande corrida capitalista provocada pela Revolução Industrial chegou ao ápice e o indivíduo vem procurando o reencontro com suas necessidades básicas de liberdade, felicidade e de satisfação cerceados por essa trajetória mecanicista e usurpadora da natureza humana. O homem não pode competir com a máquina, as inventamos mas, não devemos agir como tal. Cada vez mais, o lado emocional, o emotivo, o intuitivo vai ficando para trás, porque achamos que temos de concorrer com a criatura – a máquina.
Todo esse processo ainda é muito novo e estamos nos adaptando. Ele desviou nossa atenção da emoção, do humano. Buscamos o valor do homem dentro daquilo que ele desenvolve. Uma das formas de resgatar esses valores é através dos jogos dramáticos, que se transforma em um aliado poderoso. Conseguimos, através dos jogos dramáticos trazer a percepção do indivíduo ao seu meio. Ele retorna às suas raízes, tendo como conseqüência intuitiva uma melhora na comunicação, liderança, intuição etc.
De certa forma aquilo que se perdeu com a “mecanização” da vida, resgata-se novamente de forma lúdica.
Em uma máquina o combustível para o seu desempenho são as informações transmitidas pelo homem. E ao homem, qual será o combustível para a eficiência no seu desempenho? Não será libertar-se das amarras que podaram sua capacidade criativa e intuitiva?

O objetivo específico desta disciplina é fazer com que o indivíduo possa experimentar naturalmente situações que não consegue resolver ou incorporar na sua forma habitual de raciocínio (situações limites), incentivando o afloramento da capacidade de transformação de atitude e comportamento.

A QUEM SE DESTINA
Na Empresa: grupos multidisplinares, equipes de projeto, equipes de venda, equipes de call center, entre outros. Seu conteúdo pode ser aplicado a qualquer faixa etária, sendo adaptado de acordo com os objetivos e alcance desejados.

O jogo teatral na empresa
Um dos objetivos do jogo é o de criar um campo relaxado, onde a liberdade de ação dos indivíduos faz com que resgatem sua capacidade criativa. O resgate do lúdico confere aos participantes uma predisposição para jogar e, conseqüentemente a diminuição da resistência para o desenvolvimento do trabalho em si, não eliminando a importância, a seriedade e a responsabilidade que o jogo propõe.
Os jogos aplicados devem desenvolver a espontaneidade e a criatividade para lidar com situações difíceis ou constrangedoras, ou outras variáveis que possam surgir em relação ao próprio jogo.
De acordo com (Yozo 1996), podemos defini-los como uma atividade que permite avaliar e desenvolver o grau de espontaneidade e criatividade do indivíduo, através das suas características, estado de ânimo, ou emoções na obtenção e resolução de conflitos ligados aos objetivos propostos.
O jogo teatral cria uma possibilidade de ser alterado ou adaptado. Permite verificar se um indivíduo possui perfil adequado à atividade que executa e torna-se, portanto, um material de avaliação eficaz para um psicodiagnóstico de um indivíduo ou grupo, através de comportamentos, atitudes e sensações e o mais importante, dentro de uma forma lúdica.
Um outro papel importante do jogo dramático é permitir que as pessoas percebam suas dificuldades sem sentirem-se ameaçadas.
O Jogo teatral, quando aplicado a empresas, tem seus critérios e objetivos específicos voltados para a necessidade de verificação daquela empresa. São trabalhadas especificamente e de uma maneira geral características individuais como liderança, competição, comunicação, criatividade e etc, sob a ótica e o papel do profissional em questão (nível de segmentação da empresa).
 Nas Escolas: grupos de professores, grupos de alunos, grupos de pais, supervisores, entre outros.
Grupos Abertos: inscrições individuais para grupos multidisciplinares.

APLICABILIDADE
São inúmeras as aplicações dos Jogos teatrais. Abaixo exemplificamos algumas:
Aprimoramento da Liderança
Diminuição do Stress
Conflitos Inter Pessoais
Desenvolvimento da Criatividade
Aprimoramento da Atenção
Aprimoramento da Concentração
Conflitos na Relação de Poder
Aprimoramento do Auto-Controle
Aprimoramento da Capacidade de Memorização
Aprimoramento da Capacidade de Raciocínio
Aprimoramento da Capacidade de Transformação e Mudança
Aprimoramento da Capacidade de Convivência em Grupo
Aprimoramento da Capacidade de Falar em Público
Tratamento da Timidez
E muito mais.
O conteúdo programático é sempre customizado de acordo com os objetivos a serem alcançados, bem como a característica de formação do grupo de aprendizes.
Podem ser organizadas atividades específicas com jogos dramáticos, respeitando a realidade da empresa e adaptando-se os jogos a ela.

DURAÇÃO
Os jogos podem variar em função dos objetivos traçados e da disponibilidade do grupo.
Em geral, a duração mínima é de 8 horas para o programa completo com exposição mínima de 2 horas por programa.

NECESSIDADES TÉCNICAS:
- Espaço amplo
QUANTIDADE DE PARTICIPANTES:
- Mínimo 10 pessoas.
- Máximo 20 pessoas.
CLIENTES:
Banco do Brasil S/A
Projeto Albatroz
Fórum Sul Americano de Pescadores.
Coordenação: Arlete Ramello


CONTATOS:


Contato:  (13) 3568-1416  
                 (13) 9785-7400  
e-mail: jogos@arueiras.art.br



Montagem para Empresa:

SINDEPETRO LP - Comemoração 50 anos

ESPETÁCULO – “PELOS CAMINHOS DA LUTA” 



A Cia Arueiras do Brasil teve o privilégio de apresentar um espetáculo em comemoração aos 50 anos do Sindepetro LP.
Nesta montagem a pesquisa foi baseada por décadas onde contamos uma história de lutas e conquistas numa grande trajetória que se funde com a história do país.

Ficha Técnica:
Autor: Cida Cunha e Edivaldo Costa
Direção: Cibelly Piacentini
Direção Musical: Arlete Ramello
Elenco:
Cida Cunha
              Rodrigo Pompeu (ator convidado)
              Arlete Ramello
              Edivaldo Costa
Operador de Som e Luz: Mota Junior




 

 

 

 

 









Nenhum comentário:

Postar um comentário