sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Sobre a Cia. Teatral “ARUEIRAS DO BRASIL"



Fundada em 1991 foi uma das primeiras companhias de teatro a desenvolver o projeto TEATRO EDUCAÇÃO (projeto escola), no interior do estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Trabalha diretamente com a rede pública e particular de ensino implantando o teatro como reforço cultural e educacional para os alunos em horário de aula. Desde sua fundação mais de 800 mil pessoas já assistiram aos espetáculos da CIA.
As montagens são variadas encantando platéias de todas as idades. Misturando adaptações de clássicos a criações próprias, crianças interagem em jogos construtivos e lúdicos. Adultos são levados a reflexão de assuntos polêmicos em divertidas e comoventes tramas. A terceira idade tem lugar no repertório com histórias cheias de humor, promovendo a auto estima e a cidadania.

Realiza trabalhos importantes levando à cena discussões como:

-preconceito, sexualidade,
-inclusão social e educação ambiental.

Em 2010 Arlete Ramello, Delba Baraldi, Edivaldo Costa e Cibelly Piacentini participarão como assistentes de direção da ENCENAÇÃO DA VILA DE SÃO VICENTE, maior espetáculo de areia do mundo.

Em 2007 a cia. teve um de seus trabalhos, O espetáculo infantil "A Centopéia Judite " adaptado para televisão pela TV CULTURA e TV Ra Tim Bum.

Prêmios de melhor ator, atriz, ator coadjuvante no primeiro Festival de Teatro de Paraguaçu Paulista no espetáculo “O Príncipe de Asas” de autoria de Edivaldo Costa e melhor ator no Mapa Cultural Paulista e no Festival de Marília ,com o espetáculo “De Caras Borradas” do mesmo autor.

No Período de Janeiro de 2001 a Janeiro de 2002 na Penitenciária II de São Vicente, (masculino) a atriz e diretora teatral da Cia. Arueiras do Brasil, “Arlete Ramello” prestou serviço desenvolvendo uma oficina de teatro para um grupo de 20 sentenciados, colaborando desta forma, com a reabilitação e reintegração do preso à sociedade resultando o trabalho em 3 montagens e exposição fotográfica de todo o processo. 

O autor, ator e diretor “Edivaldo Costa” também da Cia. Arueiras do Brasil ministra oficinas montagens desde 2004 para jovens em grupo de risco no Centro da Juventude da Zona Noroeste na cidade de Santos e as montagens são levadas para teatros e espaços alternativos.

A atriz e diretora Cibelly Piacentinni é coordenadora dos cursos do SENAC Santos, ministra curso no Teatro Guarany e na Escola Livre de dança, ambos na cidade de Santos.


 Os espetáculos circulam em:

- Circuito  SESC  (Serviço  Social  do  Comércio)
- Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
- Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
- Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo -- Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo
- ONGs de preservação ambiental
- Banco do Brasil S/A
- TV Cultura
- Playcenter
- SESCOOP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo)
 
Participa dos Projetos:

- Recreio nas Férias - Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
- PROART -CEU – Centro Educacional Unificado- Sec.Municipal de Educação de SP
- VIRADA CULTURAL PAULISTA
- VIRADA CULTURAL DO INTERIOR DE S.PAULO




Patrocina em 2009 e 2010 o projeto “DE OLHO NO MEIO AMBIENTE”

Com o espetáculo infantil interativo: A água que fugiu do lago.






Arueiras do Brasil companhia de repertório, 18 anos divertindo, informando e conscientizando a serviço da cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário